sábado, 16 de maio de 2009

AMA 2 GLOBAL 3 - Global com o título à vista

“Quando um árbitro dá por terminada uma final, cruzam-se um casamento e um funeral no estádio”

Esta frase que vem transcrita num jornal desportivo de hoje reflecte bem os sentimentos que se experimentam ao viver-se um jogo de futebol.

O futebol é um jogo de emoções. A equipa que melhor consegue controlar as emoções dos seus jogadores e fazê-las convergir num sentido único, que é o dos objectivos da equipa, é a equipa que ficará sempre mais perto da vitória.

E esse é o ponto em que a equipa da Global é forte, e voltou a sê-lo ontem à noite, enquanto a AMA ainda peca muito por deixar a cultura do eu sobrepor-se à da equipa e permite-se desconcentrar, mesmo quando acções de terceiros, como o árbitro, o originam, entregando-se a emoções menos produtivas.

O jogo é de fácil síntese. O equilíbrio foi sempre a nota dominante embora com a Global a usufruir de maior ascendente. A AMA tentava uma melhor organização defensiva para fazer frente ao jogo muito colectivo da Global mas, com isso, ficou mais longe da baliza adversária. O golo da Global, resultante de mais um passe longo, arma que a AMA já conhecia mas foi ineficaz neste lance, obrigou a AMA a alterar um pouco a postura em campo chegando então mais vezes à baliza da Global onde se encontra, por alguma razão, o guarda-redes menos batido do campeonato. O empate chegaria contudo por Cardoso num potente remate a partir de um livre directo.

A 2ª parte trazia um jogo igual com respeito mútuo das duas equipas até ao lance do segundo golo da Global em que um seu jogador, de forma voluntária ou involuntária, joga a bola com o braço desviando a sua trajectória possibilitando a jogada do golo.

O pior é que o árbitro viu todo o lance desvalorizando-o como casual mas, contudo, afirmando depois do jogo que se fosse um defesa assinalava penalty mas como foi um avançado deu vantagem (!).  Vantagem para o infractor neste caso!

Ora acontece que estamos a praticar Futebol de 7, e não de 11, com regras próprias as quais foram distribuídas pela organização antes do inicio do campeonato embora se duvide que tenham sido lidas, árbitros incluídos.

Regra XI – Ponto1: “Deverão ser marcadas faltas – pontapés livres – contra a equipa do jogador que em qualquer circunstância tocar a bola com as mãos”. Dúvidas?

Este lance originou algum desequilíbrio posicional e mental na equipa, à qual a Global, alheia ao facto, aproveitou para assumir mais o jogo no seu registo preferido, o contra-ataque.

Numa dessas jogadas Rita vê o vermelho directo por derrubar um adversário que se isolara, a Global fez o 3-1 numa brilhante jogada e a AMA reagiria finalmente, com garra e determinação mesmo com menos um jogador conseguindo ainda reduzir merecidamente para 3-2 e criando ainda alguma pressão sobre a Global que ia gerindo a posse de bola.

Registo final para, apesar de toda a luta e envolvência da partida, o excelente ambiente proporcionado pelas duas equipas com desportivismo, respeito e fair-play.

AMA - Vasco, Nuno, António, Rita, Miguel, Flores, Cardoso, Resende, Alex, Bruno, Caçador, Rui, Pedro

Golos - Cardoso e Alex

Disciplina: António - cartão amarelo / Rita - vermelho directo

3 comentários:

  1. Bom jogo a proporcionar 50 minutos de bom futebol.. De facto o lance do nosso segundo golo não foi mão voluntária mas a serem assim as regras era lance para falta.

    Saudações Desportistas!

    Tiago Silva (Nº10 Global)

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia esta regra....pensava que era como o Fut 11! Se fosse Fut 11 não era falta e o árbitro decidia bem, pois tinha o braço junto ao corpo e a bola bateu-me involuntariamente no mesmo, tendo sido um alivio forte do defesa que mesmo que eu quisesse não teria tempo de colocar o braço não sei bem onde pois tinha-o junto ao corpo!! Mas como não é Fut 11, trata-se de Fut 7, era falta e o árbitro, pela regra mencionada, não poderia deixar prosseguir o lance....foi pena! Quanto ao jogo, foi um bom jogo em que cada equipa tentava potencializar o que melhor sabe fazer: Global Contra-Ataque e AMA jogo directo!
    De realçar o FairPlay, pois deram muita "mocada" mas sem maldade....e eu que o diga que fui umas quantas vezes ao tapete! lol
    Abraço para todos e acima de tudo um fnal de torneio sem LESOES!!

    Luis Carvalho (n.7 da Global)

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,

    Após ausencia forçada por castigo, a estrutura da equipa manteve-se, parabéns ao adversário, pois tem sido jogos bastante sofridos e vitórias arracadas a ferros.
    A Global está a um passo de festejar, mas....falta o quase e esse momento é muito importante na próxima jornada temos mais um jogo dificil.

    Um abraço ao pessoal,

    Carlos Pedro

    ResponderEliminar