quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ainda a desistência da Jovens Seguros

O responsável da equipa da Real Seguros, Rui Alves, solicitou-nos a publicação no blogue da questão, pertinente, que colocaram à organização referente à desistência da equipa da Jovens Seguros.
Em sintese prende-se com o facto de, embora tendo desistindo, a organização irá considerar para efeitos classificativos os jogos efectuados pela equipa desistente a qual, assim, manterá na tabela a posição que lhe advém dos pontos conquistados enquanto competiu.
Advoga a Real que, ao invés, a Jovem Seguros deveria ver todos os seus resultados anulados caindo assim para o último lugar da classificação até por uma questão de justiça para com todas as outras equipas que, por vezes com grande dificuldade, foram apresentado-se, às vezes só com 6 elementos, semana a semana.
Mário Rúbio, da organização, já esclareceu, entretanto, que a desistência de uma equipa é um facto omisso no regulamento e, conforme o mesmo, compete à organização decidir e fê-lo em conformidade com a decisão comunicada.
Não desejando entrar em qualquer polémica efectivamente desnecessária e respeitando a decisão da organização em atribuir 5 faltas de comparência à equipa da Jovens Seguros, o facto é que, desistindo, seria mais lógico que viessem a ocupar o último lugar da tabela, como pensaríamos que acontecesse e, só por isso, já previamente haviamos colocado na tabela publicada neste blogue a Jovens Seguros na 10ª posição.

3 comentários:

  1. Como não há 2ª divisão, e assim, não há descidas, para mim, isso da classificação é irrelevante.
    Queria dizer também que um campeonato amador de 10 equipas a 2 voltas, e praticamente todas as semanas durante 5 meses, parece-me muito e é isso que faz com que seja difícil evitar faltas de comparência ou equipas só com 6 jogadores.
    Este campeonato tem o mesmo nº de equipas e jornadas que o das Ilhas Faroé (em futebol 11)... Embora cá seja um pouco mais quentinho…
    Por isso, queria sugerir que, se para o ano continuarem a ser 10 equipas, se façam 2 grupos de 5 equipas (a 2 voltas - 8 jornadas) com cada grupo a jogar alternadamente cada semana (assim são só 2 jogos por semana) e depois um play-off tipo meias-finais com o 1º grupo A x 2º grupo B e vice-versa (a 1 mão), e depois a final também a 1 mão.
    Nuno Fernando

    ResponderEliminar
  2. Pedro Soares (Delegado Real)25 de maio de 2009 às 23:31

    Caros colegas da AMA,
    Em primeiro lugar, venho demonstrar publicamente toda a minha estupefacção pela resposta (muito seca...) que o STAS nos transmitiu. Pergunto eu como é possível uma equipa que se auto-exclui acabe o campeonato com os mesmos pontos! Nas outras modalidades e noutros campeonatos não é assim que sucede! É uma questão de pura lógica... Desqualificação/Exclusão= 0 pontos! E volto a frisar o prejuízo que algumas equipas tiveram por já terem jogado 2 jogos contra a JS (obtendo, p.ex., 2 derrotas) e outras que provavelmente seriam derrotadas verem-lhes averbadas vitórias na secretaria. Não é sensato!
    Em segundo lugar, um desabafo: há quem comente neste blog só para ter o protagonismo que, infelizmente (ou felizmente, vistas bem as coisas) não teve, nem terá, dentro de campo por nem sequer estar inscrito no Campeonato.
    Quando se quer dar um salto maior que a perna é lixado... :)

    Saudações Desportivas aos intervenientes do 2º CAMPEONATO STAS
    Pedro Soares (Delegado da Real)

    ResponderEliminar
  3. Eu não sei a quem o sr. Pedro Soares se está a referir relativamente a quem deixa comentários para obter protagonismo, mas como parece saber quem está ou não inscrito no campeonato, deixo o seguinte:
    - É pelo Sr. Pedro Soares dado a entender que quem não está inscrito no campeonato não pode emitir comentários, assim parece-me que a Real não quer espectadores ou não quer que se veja alguma coisa.
    - Parece-me igualmente que a Real está a surgir como arauta de uma verdade e honestidade desportiva e competitiva, assim estou curioso em saber porque é que a Real, se quer que a Jovens Seguros perca os pontos todos para que todas as equipas estejam em igualdade de circunstâncias, também não "pede"/"solicita" que sejam retirados os cartões amarelos/vermelhos que foram mostrados às equipas que jogaram com a Jovens Seguros.
    - Se se diz que o convívio e o prémio de fair-play é o mais importante, então porque é que o reordenamento da classificação, através da retirada da pontuação da Jovens Seguros, é tão importante?
    Nuno Fernando

    ResponderEliminar