domingo, 7 de março de 2010

BREVE REFLEXÃO SOBRE A ARBITRAGEM

Este é um tema recorrente e que já vem dos campeonatos anteriores.
A razão deste comentário nem sequer se prende com os jogos da AMA dado que ainda a semana passada tivemos uma arbitragem sem margem para reparos e, neste jogo com a CA, a balança dos lances em que podemos ter sido prejudicados ficou equilibrada pois em outros lances poderemos ter sido beneficiados.
O reparo é mais abrangente e fundamenta-se em dois pontos:
  1. Os árbitros estão a ser remunerados com custos para a organização suportados por todas as equipas na sua taxa de inscrição ou estão a favor um frete ou um favor? Estão a ser remunerados!
  2. Então porque não mostram um pouco mais de empenho, porque não se mexem um pouco mais ao invés de se fixarem no meio do meio-campo e porque não respeitam um pouco mais que, apesar de se tratar de uma competição amigável, não deixa de estar a competir?
É que realmente, com honrosas excepções, temos arbitragens à distância, apitando por indução ou sugestão e com um ar de frete de quem ainda está ali a fazer um enorme favor.

Um pouco mais de empenho é só o que se pede (e nem se deveria ter que pedir) podendo a organização, como lhe compete, fazer este pequeno reparo.

4 comentários:

  1. Quero aqui demonstrar a minha total concordância com o comentário aqui feito. Afinal estão a ser Pagos, seja muito ou pouco, são.
    Nós jogadores, não recebemos nada, e em todos os jogos empenhamo-nos. Pq que é pago para, supostamente, fazer algo que se predespoem a fazer, e ainda é remunerado, não o faz com total empanho?

    ResponderEliminar
  2. A razão destas imagens é a prova que fazem do texto. O jogador da CA cai na área e ouve-se o apito desde o meio campo do árbitro que presumiu ser penalty o só uns segundos depois é que aparece nas imagens, a passo, a caminhar em direcção à área.

    ResponderEliminar
  3. Eu cá acho que deviam dar aos Srs uma cadeira como no Ténis! Coitados... a correr de um lado para o outro...isso estafa páááá!

    ResponderEliminar
  4. Exmos. Senhores da Organização:

    Quero apresentar desde já a minha candidatura a árbitro para o próximo torneio.

    Se não é preciso correr...
    Se posso acompanhar os jogos a passo...
    Se posso usar aquelas "ceroulas" (muito "fashions" por sinal) por cima do belo do calção.

    Então... EU VOU !!

    Anexo o meu Curriculum para V/ prévia apreciação.

    Habilitações:
    Curso Intensivo de Arbitragem nível LIX, administrado ás sextas feiras à noite durante 2 meses, na Fundação Hellen Keller, com nota final de 18 valores.

    Outros interesses:
    Degustador de choco frito.
    Escanção de Super-Bock.

    Fico na expectativa das V/ urgentes notícias, visto que se aproxima o Campeonato do Mundo de África do Sul e já possuo convites da Organização para substituir o Sr. Benquerença.

    Grato pela atenção. Ao dispor.

    ResponderEliminar