sábado, 14 de fevereiro de 2009

AMA x Jovens Seguros 2-3: PALHAÇADA

E pronto! As tradições são para manter e assim tivemos um jogo digno de uma sexta-feira 13!
Os antigos romanos tinham um ditado sobre a mulher de César a quem não bastava ser séria mas a realidade geral nos nossos dias há muito que ignora sequer a conveniência do "parecer séria".
Mas vamos por partes e começamos pela primeira.

Os primeiros minutos do encontro prometiam um jogo bem disputado e, acima de tudo, equilibrado. Ambas as equipas entraram bem em jogo na procura do golo que lhes desse vantagem já que, num jogo destes, um golo pode fazer toda a diferença.

E foi a AMA quem logrou chegar à vantagem a meio da primeira parte. Centro de Alex do lado direito com a bola a cruzar toda a área indo cair direitinha no segundo poste onde Hugo Resende de cabeça, quem diria, não facilitou. Ao cair da primeira parte, contudo, na execução de um livre directo a AMA facilitou e os Jovens Seguros chegaram à igualdade. 1-1 ao intervalo.

Para a 2ª parte estava reservado o espectáculo gratuito. Alguêm mudou o guião ao intervalo e quem estava à espera de uma 2ª parte ao nível da primeira foi defraudado.
Sob a batuta do mestre de obras que tinha um apito na mão os "meninos" da equipa Jovens Seguros deram início ao festival de mergulhos, gritinhos e má educação, que é coisa que com a idade que têm já não irão obter, tendo como expoente máximo o seu número 10, líder incontestado da má criação e da falta de respeito.

Como se não bastasse, o tal senhor que tinha o apito, fabricou, após uma recarga mal efectuada a boa defesa de Vasco, e assente em mais um mergulho idiota acompanhado do respectivo gritinho histérico, um inevitável penalty.

A ganhar 2-1, e perdida a vergonha, seguiu-se o arraial de faltas perdoadas a uns e inquestionáveis a outros, inclusivé, fruto certamente da fraca iluminação do campo, o ignorar de uma boa defesa com a mão a um remate da AMA, bem dentro da área mas com o pormenor de não ter sido o guarda-redes a fazê-la. Viria assim o 3-1 em jogada de contra-ataque após derrube, obviamente legalizado, que não legal, de um jogador da AMA e quando se pensava já se ter visto tudo ainda houve tempo para o senhor que tinha um apito sentir-se obrigado a marcar um penalty a favor da AMA, se bem que a custo pois só quando a falta continuada (agarrão) se tornou gritante é que lá soprou no dito cujo. Assistimos aí a mais um show de puro gozo, desta vez pelo guarda-redes da Jovens Seguros, que manteve o jogo parado para por e tirar luvas, apertar atacadores e quiçá, ajeitar a lingerie, sem que o senhor que tinha o apito se mostrasse incomodado.

Ah! Claro! Quando António converteu o penalty e reduziu para 3-2 o senhor que tinha o apito deu de imediato o jogo por terminado, a bola já nem foi ao meio-campo, não fosse acontecer algo que não estivesse no tal guião.

São certamente este tipo de jogos que permitem atingir os objectivos enunciados para esta competição: fairplay e camaradagem...

15 comentários:

  1. ...e não foi só no jogo com a AMA, os colegas de outras equipas que já jogaram com os J.Seguros relatam situações parecidas.
    Não tenham dúvidas, o vencedor deste ano já está encontrado.
    P.Caçador

    ResponderEliminar
  2. Antes de tudo um bem haja e um muitíssimo obrigado pela menção no vosso blog,fazia falta era referir que a digníssima equipa da AMA não teve o melhor dos comportamentos, visto que quando se encontrava em vantagem no marcador, a mesma não teve o fair play que tanto apregoa,também deve ser dito que não perderam o jogo por causa da arbitragem, o jogo foi equilibrado mas as melhores oportunidades pertenceram á equipa dos Jovens Seguros, e também devo dizer que também esta foi prejudicada pela arbitragem.Mas somos todos humanos,e utilizando referências biblícas,já que este autor gosta de o fazer "quem nunca errou que atire a primeira pedra",mas a diferença reside no simples facto de o histerismo que nos e atribuído ser dentro do campo e acabar no mesmo, enquanto o vosso parece prolongar-se por blogs e afins,quer me parecer que isto ainda origina um novo apito dourado, quem sabe se o autor não se torna na nova Carolina Salgado.Quanto á falta de fair play,sim é verdade e dou razão ao autor,mas como em outros aspectos continuam a faltar os outros igualmente relevantes 50 por cento da verdade, desde a ofensas a provocações não faltou nada,mas como diz o Scolari "e o mal edecudado sou eu?!!Ahnnahn".Queria acabar por dizer que existem coisas bem mais sérias que um jogo de futebol em que nenhum dos participantes é renumerado e faz por gosto, é claro que queremos todos ganhar e que situações como a falta de fair play acabam por acontecer naturalmente,mas também deve acabar no campo, mas este é um espaço vosso e merece todo o respeito,só acho que algumas coisas aqui escritas são de uma tremenda falta de educação, principalmente quando depois não existe a possibilidade do contraditório,mas mais uma vez este é um espaço vosso e não espero ver este comentário publicado, mas sei que vai ser lido pelo autor ou autores do blog.Só um aparte vocês tem mesmo muitos jogadores,ou era a claque?é que a maioria não estava equipado,e caso não tenham reparado, o recinto é dotado de uma bancada, onde a referida claque ou jogadores não convocados podem assistir á partida. Ass. O número 10 - Luís Dias Saudações Desportivas

    ResponderEliminar
  3. Caro Luis Dias,
    Antes de mais bem vindo ao blog que se constitui como um espaço aberto pelo que o seu comentário foi, como poderá constar, publicado na íntegra. O filtro aqui existente destina-se a evitar spam e vírus ou comentários de alguma forma ofensivos o que, de todo, não é o caso do seu. Quanto ao seu teor apenas lamentamos que a sua postura em campo, num torneio amigável e não profissional, não seja equivalente à que aqui revela a qual denota um nível completamente diferente parecendo até estarmos perante pessoas diferentes. Assim, não só a sua opinião é bem vinda como lhe atesto que a melhor prova do nosso fairplay foi o facto de no final do jogo não se ter registado qualquer incidente ou troca de palavras com a vossa equipa postura que, infelizmente, não foi adoptada por vários colegas seus.
    Quanto ao resto há coisas que, sinceramente, nem vale a pena aqui constestar pois estão à vista de todos.

    ResponderEliminar
  4. Não sendo o jogador da jovens Seguros membro, ao que se saiba, da organização do campeonato posso no entanto esclarecer, dado parecer ter ficado incomodado, que no "banco" (que não existe) da AMA estavam os restantes 7 jogadores convocados, 1 não equipado por estar lesionado, eu como treinador e o delegado ao jogo. Faça as contas e descubra a "claque" que deveria estar na "bancada" belo nome para umas tábuas assentes nuns tubos de ferro.
    Pedro Nunes

    ResponderEliminar
  5. Só um comentário ao nº 10, é pena que não tenha o habito de ver outros jogos do campeonato, pois de certeza que teria uma ideia completamente diferente da maioria das equipas, e principalmente da AMA, em relação ao fairplay e camaradagem, pois os nossos jogos acabam sempre com um enorme convivio entre as duas equipas, seja qual for o resultado final, convivio esse que se estende aos balneários antes e depois dos jogos, tal como aconteceu neste entre a AMA e a InterPartner. Por isso quando se derem a esse convivio talvez compreendam as razões que nos levam a falar do vosso tão lamentável comportamente. Já agora, sou o guarda redes da AMA, e se bem se lembram, apesar de tudo o que se passou, e que muito me revoltou, fiz questão de no final ir cumprimentar os jogadores dos JS... isto sim é ter fairplay e camaradagem, dentro e fora do campo, mas é algu dificil de perceber pelos "gozões" que consideram normal serem mal educados e provocativos durante um jogo. Polémicas à parte, continuaremos a conviver e a divertir-nos com o Campeonato e com os jogos, que é para isso que lá estamos.

    ResponderEliminar
  6. Ao nº 10 "Luis Dias" apenas gostava de fazer o reparo de que falta de Fair Play é uma coisa, má educação é outra. O meu colega a quem dirigiu a ofensiva frase repetitivamente até o árbitro do encontro o pôr na rua, tem idade para ser seu pai. Não se esqueça que está lá não a titulo individual, mas como representante dos Jovens Seguros e, em parte, do STAS...

    cumprimentos,

    Tiago Silva (nº10) - Global Seguros

    ResponderEliminar
  7. Após ler o extenso texto e analisar as fotos, só me ocorre um pensamento...quando uma equipa tem como nome "Jovens Seguros" deve-se concluir depois desta jornada que ainda devem percorrer um enormissímo caminho e aprender com quem sabe!!!! Meninos da "Jovens Seguros" aprendam enquanto podem e com quem sabe.

    ResponderEliminar
  8. Pois é! Há que saber perder mas também há que saber ganhar. E o nº 10 quando vem para junto do banco de suplentes da equipa adversária fazer caretas e deitar a língua de fora mostra quem escreveu o texto por ele devia era puxar-lhe uma orelha! Aliás, o registo disciplinar desta equipa no campeonato, apesar do beneplácito dos árbitros, prova sem qualquer dúvida que não têm qualquer moral para falarem em fairplay!

    ResponderEliminar
  9. É bom ver que este espaço é acompanhado também pelos colegas de outras equipas, isto aumenta a seriedade e a responsabilidade do Blog, bem-vindos aqueles que querem contribuir de uma forma séria para melhorar este campeonato do STAS/2009. De lamentar é o facto de alguns jogadores preferirem ser reconhecidos, não pelo talento (que em alguns casos é bastante) que revelam com a bola nos pés, mas pelo "folclore" e falta de respeito pelos adversários que colocam em campo; É uma pena que tanto esforço e "arte" sejam ofuscados pelas manobras de "vitória a qualquer preço".
    Quanto aos comentários referentes à "claque", nós somos mesmo muitos e compreendemos que a alguns incomode o facto de todos os elementos da AMA gostarem de estar presentes nos jogos, mesmo quando não podem dar o seu contributo dentro de campo, quer por estarem lesionados, quer por estarem a desempenhar outras funções ligadas ao funcionamento da equipa; Não querendo opinar sobre o funcionamento das outras equipas talvez possam seguir o exemplo, aumenta a união e a solidariedade no grupo e evita o aparecimento de "vedetas".
    É pena que entre as outras equipas se comece a pensar que nos jogos com os J.Seguros "não vale a pena...", não é bom para o campeonato nem para a saudável convivência que já se instalou.
    Vamos todos aproveitar esta paragem no campenoato para pensar nisto e melhorar, e no fim que ganhe (mesmo) o melhor.
    Um abraço
    P.Caçador

    ResponderEliminar
  10. Estes torneios têm por missão o bom convivio entre equipas da mesma actividade, partilha de ideias. Pela minha parte tenho visto essa camaradagem, amizade entre equipas que já se conhecem antes e depois dos jogos. No entanto, fico preocupado com o nivel de formação e de educação de futuros colegas desta actividade (se é que estudam para vir a ser profissionais de seguros). Ficou mais uma vez evidente a falta de educação dos meninos da equipa da casa, sob o chapéu protector do árbitro, confirmando os relatos de outras equipas com quem partilhamos balneários e momentos circundantes às partidas. Enquanto a protecção total acompanhar os JS ou a equipa do STAS vai ser dificil lutar contra estas injustiças. Mas enfim, vamos continuar a jogar sem qualquer tipo de problemas, a disfrutar da alegria da equipa, e no grande convivio com todas as outras participantes.
    Um abraço a todos, esperamos que após este carnaval futebolístico o bom senso regresso a todos os intervenientes. António Pereira

    ResponderEliminar
  11. Em relação ao nº10 da equipa dos Jovens Seguros penso que todos nós não lhe devemos dar tanta importância porque a ficha disciplinar da equipa fala por si.
    Depois de ler o relato do que se passou com o jogo AMA contra os Jovens Seguros e daquela sexta-feira sem jogos (com a equipa dos Jovens
    Seguros com três castigados) porque chovia muito?!!!!
    Tudo isto começa a cheirar a dejávu pois naquela sexta feira o campo não estava alagado pois houve treino dos miúdos do Odivelas até ás 21:30 conforme eu constatei.
    O que terá acontecido para não haver jogos?
    Seria porque a equipa do STAS não ter jogadores para jogar, pois haviam três castigados?!
    Acho que o STAS devia pensar em futuras iniciativas não ter uma equipa pois á mulher de César não basta parecer séria tem de sê-lo.
    E não se esqueçam todos que o que nos dá de sustento não é o torneio do STAS mas o nosso trabalho por isso pensem bem quanto ás entradas maldosas e ás faltas de respeito.

    Com os melhores cumprimentos,
    MM

    ResponderEliminar
  12. Boa Tarde,

    Muita importância se dá a esta equipa da Jovens Seguros...todos sabemos como foi ganho o campeonato no ano passado, todos vemos o que se anda a passar este ano.Imbativeis? Porquê?Não têm já uma derrota? Sr. P. Caçador, Vale Sempre a Pena e ao contrário do que escreveu....os jogadores das outras equipas devem pensar exactamente isso....porque se a "verdade escondida" deste campeonato, mal camuflada pelas arbitragens não é apenas uma visão, entrar em campo contra os JS a pensar nisso, só piora a situação!!!Lá diz o nosso hino..."Contra os canhões, Marchar...Marchar...".
    Já que se anda a individualizar jogadores, porque não falar do 7 dos JS? Aquele que com uma cotovelada quase partiu o nariz a um jogador nosso (no hospital verificou-se que, felizmente nada acontecera...) e, que no mesmo jogo fez a depilação á canela de um outro!!!!
    Por fim, uma mensagem a CASP da AMA...não percebo a antipatia demonstrada para com a CA-Seguros!! Fica apenas, para que conste, que a CA até nutre alguma simpatia para com a equipa da AMA...e, sem ironia, se soubéssemos que as nossas 2 vitórias do ano passado vos tiravam o título...o resultado teria sido outro (coisas de calendário)!!! Mas gostos não se discutem....

    Os melhores cumprimentos,

    João Rocha (CA Seguros)

    ResponderEliminar
  13. Caro João Rocha,
    Benvido ao blogue.
    Creio não tratar-se de pura antipatia do nosso comentador com a vossa equipa. É mais pelo facto de, connosco, vocês não saberem perder!!!
    Têm-nos ganho sempre...

    ResponderEliminar
  14. Se fiz aquele comentário relativamente à equipa da CA Seguros, cá tenho as minhas razões. Não é pelo facto de ter perdido os jogos que até agora efectuei contra essa equipa, em representação da AMA, no ano passado. Uma coisa é perder de maneira leal, jogando o jogo pelo jogo, da maneira viril que as regras do futebol permitem. Não me importo nada de perder assim, desde que o mereça, é claro (embora, como é lógico, não fique contente). Outra coisa é sair do jogo muito marcado fisicamente, por causa de entradas às margens das regras do jogo (não confundir com virilidade), tal como aconteceu no primeiro jogo entre a CA e a AMA. E não foi só comigo que isso aconteceu. Mas, pelos vistos, também já sentiram isso na pele (longe de mim, tê-lo desejado). Mesmo que a AMA tivesse ganho esse tal primeiro jogo contra a CA, a minha posição não se alteraria. Esperemos que a atitude agora seja diferente. E não é simplesmente para me agradar (quem sou eu...), mas sim a bem do campeonato. Digo, desde já, se ganharem o campeonato jogando segundo as regras do jogo, de certeza que os felicitarei.

    ResponderEliminar
  15. Boas... parabens pela iniciativa deste Blog, era bom darem a conhecer o blog a todos os intervenientes do campeonato para que "todos" pudessem participar e dar as suas opniões
    boa sorte a todos
    Saudações Desportivas
    SF
    JS

    ResponderEliminar